quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Orientações para o planejamento do 1º bimestre



Orientações para Elaboração da Carta Diagnóstica
  • Você coordenador deverá solicitar do seu professor antecipadamente ao dia do planejamento, para que ele reflita sobre as necessidades de sua turma e você tenha o oportunidade de realizar uma leitura prévia pensando em soluções para ajudá-lo;
  • Neste documento deverá constar o diagnóstico de todas as áreas de conhecimento, já que ele é um professor polivalente e deve dar conta disto;
  • O registro de cada área deve ser claro. Por exemplo: a maioria da turma já reconhece o nome? Quantas ainda estão em processo de reconhecimento?
  • Você poderá lançar para seu grupo a estratégia de uma carta diagnóstica direcionada por áreas, se acharem viável você poderá organizar este documento e entregar ao seu professor. ( este documento também poderá ser feito por você quando já tiver solicitado uma carta e não obtiver dados suficientes para o trabalho).
  • Esta carta diagnóstica poderá ser anexada no próprio portfólio das crianças, e mais tarde, o mesmo servirá para auxiliar na elaboração das cartas diagnósticas dos bimestres seguintes;

Orientações para Elaboração de Sequência de Atividades e Atividade Permanente


Ao planejar o professor deverá refletir sobre o que pretende alcançar. No caso da elaboração da atividade permanente ele quer a ampliação de repertório, no caso da sequencia de atividades o aprofundamento da área a se elaborada. Desta forma, ele optará por uma destas modalidades organizativas para cada área planejada.

Estrutura da Atividade Permanente


Nome da EMEMI:
Professor:
Nível:
Período: (qual bimestre?)
Área de Conhecimento:
Justificativa:
Objetivo (s):
Atividades:

Características de uma Atividade Permanente:
  • As atividades ocorrem regularmente (diariamente, semanalmente ou quinzenalmente);
  • Tem como como objetivo ampliação de repertório da área trabalhada;
  • Uma atividade não depende da outra para acontecer;
  • Trabalha-se apenas uma área do conhecimento em cada documento a ser elaborado


Estrutura da Sequência de Atividades


Nome da EMEMI:
Professor:
Nível:
Período: (qual bimestre?)
Área (s) de Conhecimento (s):
Justificativa:
Objetivo (s):
Etapas Prováveis:

Características de uma Sequência de Atividades:


  • Cada etapa segue um grau de complexidade diferente da outra;
  • Uma etapa depende da anterior para acontecer;
  • Uma ou mais áreas do conhecimento podem ser abordadas no mesmo documento.



Renata Moura

Orientadora Pedagógica- Setor Educação Infantil

fevereiro/2013

Pós-graduação em "Planejamento e Gestão de Sistemas e Organizações Educacionais”

Pós-graduação com dupla titulação pela UNESP - Brasil e UAH - Espanha

OBJETIVO GERAL

É um curso de dupla titulação para a formação de Especialistas em Gestão de Sistemas e Organizações Escolares no âmbito do Acordo de Cooperação da Universidade Estadual Paulista –UNESP- (http://www.unesp.br/) com a Universidad de Alcalá –UAH- (http://www.uah.es/). Trata da gestão educacional na perspectiva de fornecer uma formação de qualidade com uma abordagem aberta sobre os diferentes aspectos de gestão de instituições educacionais. Visa proporcionar um quadro para a discussão de modelos de gestão em dois contextos diferentes, o latino-americano e o europeu, com o conseqüente enriquecimento cultural. Oferecido no âmbito de um modelo de cooperação, busca aprofundar o conteúdo científico e o contexto cultural relevantes no Brasil e na Espanha. O curso será presencial e realizado na Unesp (Brasil). O aluno estará matriculado nas duas universidades e, eventualmente e segundo sua opção, poderá cursar módulos na Espanha. Os módulos são presenciais. Em cada módulo, em conformidade com os programas, poderão existir algumas atividades à distância.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Planejamento do 1º bimestre

Na próxima semana (7 e 8 de março) acontecerá a primeira parada pedagógica da parcial, é um momento onde os professores irão planejar ações para colocá-las em prática, sempre visando o avanço das aprendizagens das crianças e você, o que acha disto?