Orientações
para Elaboração da Carta Diagnóstica
- Você coordenador deverá solicitar do seu professor antecipadamente ao dia do planejamento, para que ele reflita sobre as necessidades de sua turma e você tenha o oportunidade de realizar uma leitura prévia pensando em soluções para ajudá-lo;
- Neste documento deverá constar o diagnóstico de todas as áreas de conhecimento, já que ele é um professor polivalente e deve dar conta disto;
- O registro de cada área deve ser claro. Por exemplo: a maioria da turma já reconhece o nome? Quantas ainda estão em processo de reconhecimento?
- Você poderá lançar para seu grupo a estratégia de uma carta diagnóstica direcionada por áreas, se acharem viável você poderá organizar este documento e entregar ao seu professor. ( este documento também poderá ser feito por você quando já tiver solicitado uma carta e não obtiver dados suficientes para o trabalho).
- Esta carta diagnóstica poderá ser anexada no próprio portfólio das crianças, e mais tarde, o mesmo servirá para auxiliar na elaboração das cartas diagnósticas dos bimestres seguintes;
Orientações para Elaboração de Sequência de Atividades e Atividade Permanente
Ao planejar o
professor deverá refletir sobre o que pretende alcançar. No caso da
elaboração da atividade permanente ele quer a ampliação de
repertório, no caso da sequencia de atividades o aprofundamento da
área a se elaborada. Desta forma, ele optará por uma destas
modalidades organizativas para cada área planejada.
Estrutura da Atividade Permanente
Nome
da EMEMI:
Professor:Nível:
Período: (qual bimestre?)
Área de Conhecimento:
Justificativa:
Objetivo (s):
Atividades:
Características de uma Atividade Permanente:
- As atividades ocorrem regularmente (diariamente, semanalmente ou quinzenalmente);
- Tem como como objetivo ampliação de repertório da área trabalhada;
- Uma atividade não depende da outra para acontecer;
- Trabalha-se apenas uma área do conhecimento em cada documento a ser elaborado
Nome
da EMEMI:
Professor:Nível:
Período: (qual bimestre?)
Área (s) de Conhecimento (s):
Justificativa:
Objetivo
(s):Etapas Prováveis:
Características de uma Sequência de Atividades:
- Cada etapa segue um grau de complexidade diferente da outra;
- Uma etapa depende da anterior para acontecer;
- Uma ou mais áreas do conhecimento podem ser abordadas no mesmo documento.
Renata
Moura
Orientadora
Pedagógica- Setor Educação Infantil
fevereiro/2013