quinta-feira, 16 de maio de 2013

A importância de delegar tarefas


 

Ser coordenador pedagógico não é nada fácil, são tantas atribuições que por vezes achamos que não estamos “dando conta do recado” e voltamos para casa frustrados, mas basta uma noite de sono para chegarmos no outro dia com a mesma sensação de que todo o trabalho será realizado.

Em todos meus anos de coordenação pedagógica, criava várias estratégias para que a escola ficasse “redondinha”, tudo em dia! E lendo a matéria da Gestão Escolar (nº25) Precisa de ajuda? Então peça, me lembrei que a única forma para que a escola ficasse bem organizada era contando com a ajuda de todos.

No ano passado (2012) na montagem de uma sala de leitura na EMEMI é que realmente percebi a real importância de saber delegar tarefas.

Primeiramente, e juntamente com a diretora, elencamos todas as mudanças necessárias para que a sala pudesse ser realmente atrativa, confortável e o mais importante: um ambiente de aprendizagem. Retomando os estudos sobre a importância da leitura, fomos realizando a lista. Após este processo levei para o HTPC (tanto com as professoras quanto com as agentes de educação) o nosso desafio. Refletimos desde a organização dos livros até a confecção de objetos de contação de história, assim cada grupo e/ou professora descreveu em uma lista como contribuiria para a montagem desta sala, organizamos uma data para entrega para que todos os materiais fossem aproveitados pelas crianças.

Enquanto todo o grupo confeccionava os recursos, a diretora e eu fomos tratando de resolver outas necessidades, como uma mobília adequada, uma pintura clara, cortinas, etc...etc...etc

E no recesso das crianças da parcial a tão esperada sala começava a ganhar uma nova “cara”, no início a sala foi totalmente esvaziada e o pessoal da pintura deixou a sala toda branquinha, depois reformamos as mobílias que já tínhamos. Era o momento de pensarmos sobre a estrutura da sala, onde cada objeto ficaria, de modo que as crianças e profissionais tivessem acesso.

Foi muito satisfatório ver a sala montada e dentro dela as contribuições de todos os funcionários: a equipe da limpeza, professoras, agentes de educação, pessoal da obra, agente de organização e muitos outros. Afinal a sala não teria ficado tão atrativa e organizada se não fossem nossos parceiros.

E você, o que pensa sobre delegar tarefas?



Renata Moura