Em
todos meus anos de coordenação pedagógica, criava várias
estratégias para que a escola ficasse “redondinha”, tudo em dia!
E lendo a matéria da Gestão Escolar (nº25) “Precisa
de ajuda? Então peça”,
me lembrei que a única forma para que a escola ficasse bem
organizada era contando com a ajuda de todos.
No
ano passado (2012) na montagem de uma sala de leitura na EMEMI é que
realmente percebi a real importância de saber delegar tarefas.
Primeiramente,
e juntamente com a diretora, elencamos todas as
mudanças necessárias para que a sala pudesse ser realmente
atrativa, confortável e o mais importante: um ambiente de
aprendizagem. Retomando os estudos sobre a importância da leitura,
fomos realizando a lista. Após este processo levei para o HTPC
(tanto com as professoras quanto com as agentes de educação) o
nosso desafio. Refletimos desde a organização dos livros até a
confecção de objetos de contação de história, assim cada grupo
e/ou professora descreveu em uma lista como contribuiria para a
montagem desta sala, organizamos uma data para entrega para que todos
os materiais fossem aproveitados pelas crianças.
Enquanto
todo o grupo confeccionava os recursos, a diretora e eu fomos
tratando de resolver outas necessidades, como uma mobília
adequada, uma pintura clara, cortinas, etc...etc...etc
E
no recesso das crianças da parcial a tão esperada sala começava a
ganhar uma nova “cara”, no início
a sala foi totalmente esvaziada e o pessoal da pintura deixou a sala
toda branquinha, depois reformamos as mobílias que já tínhamos.
Era o momento de pensarmos sobre a estrutura da sala, onde cada
objeto ficaria, de modo que as crianças e profissionais tivessem
acesso.
Foi
muito satisfatório ver a sala montada e dentro dela as contribuições
de todos os funcionários: a equipe da limpeza, professoras, agentes
de educação, pessoal da obra, agente de organização e muitos outros. Afinal a sala não teria ficado tão
atrativa e organizada se não fossem nossos parceiros.
E
você, o que pensa sobre delegar tarefas?
Renata
Moura