segunda-feira, 25 de março de 2013

Conhecendo Reggio Emilia


Programa do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp, integrante da  disciplina de Educação Infantil D13 -- Abordagens Curriculares. A equipe da UnivespTV viajou até Reggio Emilia, cidade de 170 mil habitantes que fica no norte da Itália e conhecida no mundo todo por sua excelência na educação infantil. O programa conta como as dificuldades do pós-guerra fizeram surgir na comunidade o desejo de iniciar um novo tempo para todos, começando com a formação das crianças pequenas. A visita a uma escola ligada à prefeitura de Reggio Emila mostra como é a rotina de professores, alunos e pais


Vídeo "Trabalhando com Projetos" de Celso Antunes


O trabalho a partir de projetos pedagógicos causa profundas e benéficas transformações no cotidiano escolar. Mas como fazê-lo? Neste vídeo, Celso Antunes trata dos novos papéis que educadores e estudantes têm nesse contexto, mostra passo a passo como realizar projetos e traz diversos exemplos inspiradores. (Postado no Youtube por Yago Modesto)


Logo abaixo a apresentação que utilizamos para a "Formação sobre Projetos" com Coordenadores e Professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Caieiras em 25/03/2013.