quarta-feira, 13 de março de 2013


CONSTRUIR RESPOSTAS...”

Caros Professores Coordenadores,

Conforme conversamos no último encontro, o objetivo central deste blog é fomentar a discussão, e consequentemente, compartilhar ideias e saberes sobre assuntos pertinentes a nossas funções (seja de professores ou de gestores). Deste modo, optamos por reservar o momento para abordar um tema de nossa realidade e que se aproxima: a elaboração dos PROJETOS DIDÁTICOS.

Sabe-se que, de uma forma extremamente sintética, o projeto é a investigação, o aprofundamento de um assunto de interesse da turma ou de um problema a ser solucionado coletivamente, o que possibilita afirmar que o projeto é um intenso “procurar respostas”, ou ainda... “construir respostas”.

Todo esse processo investigativo é organizado numa estrutura que lhe é peculiar, que se inicia – após a escolha do assunto/problema – com uma justificativa consistente e bem fundamentada sobre a seleção do tema, seguida pelos objetivos, claros e precisos. Ressalta-se que os objetivos podem ser subdivididos em gerais e específicos.

Finalizada esta primeira etapa parte-se para a descrição e organização das ações, podendo iniciar com uma pré-atividade, que dará sequência a todas as outras, interligadas, encadeadas, de modo a aprofundar os conhecimentos e descobertas até atingir a culminância – o produto final.

Vale lembrar que todo o processo pode sere é fundamental que seja, de fatoconstruído com as crianças, com as exposições de ideias, sugestões, construções, organizações etc.

Muito ainda se tem a discutir sobre os projetos didáticos, até mesmo por se tratar de um assunto inesgotável e que cabe a pesquisa e socialização de cada profissional da área. No entanto, interrompemos momentaneamente a reflexão sobre a definição de projeto para direcionarmos o foco a um assunto relacionado e que também é de nosso interesse.

A proposta do momento é a que segue:

Com base em toda a concepção de infância bastante discutida na atualidade, amparada inclusive por leis, pareceres e diretrizes – ou simplesmente pelo próprio significado do “ser criança hoje” –, como propor temas e elaborar projetos realmente significativos, que garantam o desenvolvimento integral da criança? De que forma podemos garantir o máximo de participação e envolvimento das crianças no decorrer de todo o processo? Como garantir toda a infância dentro de um instrumento pedagógico deste porte?


Estes são apenas alguns questionamentos que visam fomentar a reflexão do grupo. Portanto, reflitam, compartilhem, contribuam, concordem ou discordem respeitosamente dos colegas... Vamos juntos “coordenar a AÇÃO” de nossas práticas pedagógicas.

André Luiz Pancotto