quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Orientações para o planejamento do 1º bimestre



Orientações para Elaboração da Carta Diagnóstica
  • Você coordenador deverá solicitar do seu professor antecipadamente ao dia do planejamento, para que ele reflita sobre as necessidades de sua turma e você tenha o oportunidade de realizar uma leitura prévia pensando em soluções para ajudá-lo;
  • Neste documento deverá constar o diagnóstico de todas as áreas de conhecimento, já que ele é um professor polivalente e deve dar conta disto;
  • O registro de cada área deve ser claro. Por exemplo: a maioria da turma já reconhece o nome? Quantas ainda estão em processo de reconhecimento?
  • Você poderá lançar para seu grupo a estratégia de uma carta diagnóstica direcionada por áreas, se acharem viável você poderá organizar este documento e entregar ao seu professor. ( este documento também poderá ser feito por você quando já tiver solicitado uma carta e não obtiver dados suficientes para o trabalho).
  • Esta carta diagnóstica poderá ser anexada no próprio portfólio das crianças, e mais tarde, o mesmo servirá para auxiliar na elaboração das cartas diagnósticas dos bimestres seguintes;

Orientações para Elaboração de Sequência de Atividades e Atividade Permanente


Ao planejar o professor deverá refletir sobre o que pretende alcançar. No caso da elaboração da atividade permanente ele quer a ampliação de repertório, no caso da sequencia de atividades o aprofundamento da área a se elaborada. Desta forma, ele optará por uma destas modalidades organizativas para cada área planejada.

Estrutura da Atividade Permanente


Nome da EMEMI:
Professor:
Nível:
Período: (qual bimestre?)
Área de Conhecimento:
Justificativa:
Objetivo (s):
Atividades:

Características de uma Atividade Permanente:
  • As atividades ocorrem regularmente (diariamente, semanalmente ou quinzenalmente);
  • Tem como como objetivo ampliação de repertório da área trabalhada;
  • Uma atividade não depende da outra para acontecer;
  • Trabalha-se apenas uma área do conhecimento em cada documento a ser elaborado


Estrutura da Sequência de Atividades


Nome da EMEMI:
Professor:
Nível:
Período: (qual bimestre?)
Área (s) de Conhecimento (s):
Justificativa:
Objetivo (s):
Etapas Prováveis:

Características de uma Sequência de Atividades:


  • Cada etapa segue um grau de complexidade diferente da outra;
  • Uma etapa depende da anterior para acontecer;
  • Uma ou mais áreas do conhecimento podem ser abordadas no mesmo documento.



Renata Moura

Orientadora Pedagógica- Setor Educação Infantil

fevereiro/2013

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